Vacina da Febre Amarela é fundamental para quem vai viajar no Carnaval

aedes-febre-amarela-640pO carnaval está chegando e as pessoas começam a se programarem para passar o feriado em outras cidades. Quem vai viajar para zonas de risco, onde há registro de mortes por febre amarela precisa se vacinar.

Os pais têm que levar as crianças no pediatra para consulta e só depois a vacina deve ser feita. No caso dos adultos, quem está a mais de 10 anos sem imunização precisa necessariamente se vacinar para evitar a doença”, explica Alceni Guerra.

Todos os postos de saúde do Paraná e região Sul do país têm doses da vacina disponíveis para a população.

 

Um pouco mais sobre a Febre Amarela

febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por mosquitos. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias. A forma mais grave da doença é rara e costuma aparecer após um breve período de bem-estar (até dois dias), quando podem ocorrer insuficiências hepática e renal, icterícia (olhos e pele amarelados), manifestações hemorrágicas e cansaço intenso. A maioria dos infectados se recupera bem e adquire imunização permanente contra a febre amarela.

Com Informações da Fiocruz

A.G

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>